O que são Óleos Essenciais

Para saber o que é um óleo essencial é preciso caminhar na floresta, abrir-se ao verde da natureza. Árvores, raízes, caules, folhas e flores são parte dessa bela paisagem. A cor que se vê, o solo úmido que se pisa, o fresco aroma que se sente. Cada uma dessas partes está integrada em uma sintonia natural. Para cada característica há um por que, a beleza e a necessidade coincidem na natureza. Flores de cor branca, como o jasmim, desenvolvem essa coloração para atrair insetos de hábito noturno, pois irão realizar sua polinização. A cor branca reflete melhor a luz do luar, sendo mais eficaz para guiar esses insetos a noite. Esse é um exemplo, entre inúmeros outros, que ilustra a harmonia da natureza, onde nada é por acaso, seja uma cor, seja um aroma.

O aroma sentido nas florestas é liberado, em grande parte, pelas plantas aromáticas. Esse cheiro característico, resultante do óleo essencial contido nessas plantas, desempenha um papel importante na polinização e na proteção contra doenças e predadores. Abelhas são atraídas pelo aroma da lavanda, realizando sua polinização; animais silvestres não comem o tomilho por conta de seu cheiro e gosto forte. Além dessas funções, o aroma dos óleos essenciais nos encanta. Quem não se encantou ao sentir o apaixonante e suave aroma da rosa? O revigorante frescor do hortelã? O alegre perfume da casca de laranja? E será por acaso que esses aromas despertam de modo tão profundo o sentido olfativo? “Na natureza nada é por acaso”.

Para além de um mero perfume, o uso dos óleos essenciais traz benefício ao organismo humano: melhora o humor, acalma os sentidos e desperta poderosas respostas emocionais. Assim indicam pesquisas científicas de universidades renomadas, como a USP no Brasil, UCLA nos Estados Unidos, UWA na Austrália, entre outras. Esses estudos se alinham e fortalecem o já existente conhecimento da medicina popular tradicional, que ancestralmente utiliza ervas e plantas para promover a saúde.

Bioquimicamente, os óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis. Altamente complexos e geralmente possuem mais de uma centena de componentes químicos. Em contato com a pele, são imediatamente absorvidos. Quando puros e inalterados são translúcidos e sua coloração pode variar do transparente ao azul profundo.

O que é um óleo essencial? É um líquido extraído da profundeza da natureza, de dentro das plantas. Assim como cumpre sua função na floresta, serve também em benefício do homem. Óleo essencial: essência da natureza.

Sobre Yan Oberlaender

Cofundador da Tunupa Aromaterapia. É biólogo, empreendedor e aromaterapeuta. Dedica sua vida à pesquisa de plantas aromáticas e divulgação dos óleos essenciais como forma de trazer saúde e bem estar para cada um de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *