Métodos de Extração de Óleos Essenciais

O primeiro passo para extrair um óleo essencial de qualidade começa antes da destilação. É fundamental que se tenha conhecimento da melhor época do ano para colher o material vegetal e qual parte da planta utilizar.

O método de extração mais utilizado é o de destilação a vapor. Neste processo colocamos em uma caldeira água pura e o material vegetal. Esta caldeira é aquecida, o vapor da água resultante deste aquecimento arrasta os óleos essenciais contidos no material vegetal para uma serpentina localizada acima da caldeira (por isso o processo também é conhecido como destilação por arraste de vapor).

Na serpentina, este vapor é condensado e à medida que a temperatura diminui, temos a separação da água e dos óleos essenciais (compostos não solúveis na água).

Para garantir a qualidade do óleo é necessário que se tenha o conhecimento adequado da temperatura e pressão a serem utilizados. Pouco calor e pressão não liberam o óleo do material vegetal. Por outro lado, o excesso destes pode alterar sua composição química, diminuindo sua qualidade. Portanto, o sucesso na extração está ligado à qualidade do material orgânico e ao cuidado quanto ao processo de destilação.

Sobre Yan Oberlaender

Cofundador da Tunupa Aromaterapia. É biólogo, empreendedor e aromaterapeuta. Dedica sua vida à pesquisa de plantas aromáticas e divulgação dos óleos essenciais como forma de trazer saúde e bem estar para cada um de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *