7 Fatos Interessantes sobre Óleos Essenciais e Aromaterapia

Os óleos essenciais são substâncias extremamente versáteis, por isso decidimos selecionar 7 fatos para que você conheça mais sobre esse rico universo.

  • 1. Óleos Essenciais funcionam?

    Sim, muitas pessoas acham que aromaterapia significa simplesmente deixar o ambiente com um cheirinho bom. Muito além disso, hoje temos inúmeros estudos das mais renomadas universidades do mundo, que comprovam o potencial terapêutico dos óleos essenciais em nosso organismo. Circulação, digestão, respiração, músculos, pele e memória são apenas alguns exemplos de sistemas do nosso corpo que podem se beneficiar com os efeitos dos óleos essenciais.

  • 2. O olfato é nosso sentido mais Antigo

    Dentre todos os sentidos que possuímos, o olfato é o mais antigo e o que possui maior área dedicada em no nosso cérebro. Pesquisas indicam que fomos deixando gradativamente de utilizar este sentido ao longo do período evolutivo, ainda assim somos capazes de detectar mais de 1 trilhão de aromas!

  • 3. Importância da origem e pureza dos Óleos Essenciais

    Você teria coragem de beber um copo contendo água e herbicida? Sabendo que ao inalar ou aplicar os óleos essenciais na pele estamos absorvendo seus componentes químicos, é fundamental saber sua origem e se certificar de sua pureza. Sempre escolha óleos essenciais orgânicos e com procedência conhecida.

  • 4. Óleos Essenciais são substâncias altamente concentradas

    Os óleos essenciais são substâncias extremamente concentradas. Para se produzir 1 Litro de óleo essencial de Rosas, precisamos destilar 40.000 quilos de pétalas! Óleos essenciais são cerca de 100 vezes mais potentes que o extrato seco da planta e são a sua energia vital concentrada em estado líquido.

  • 5. São absorvidos facilmente pela pele

    A pele é o maior órgão do nosso corpo, constituída basicamente por uma grande bicamada fosfolipídica (gordura). Sua capacidade de absorver os óleos essenciais é extremamente eficiente, sendo esta uma ótima maneira de receber suas qualidades terapêuticas. Uma das formas de aplicar os óleos essenciais na pele é explicada no próximo item.

  • 6. Os óleos essenciais podem ser utilizados em massagens

    A massagem aromaterápica é uma experiência profundamente relaxante e de alto valor terapêutico. Esta técnica é muito mais do que simplesmente a manipulação dos tecidos do corpo, é uma arte de cura com interessantes efeitos psicológicos. Geralmente o óleo essencial é diluído em um óleo carreador (amêndoas, jojoba, maracujá, etc) facilitando assim sua absorção e área de abrangência no corpo.

  • 7. Podem ser utilizados de diversas maneiras

    No banho, na limpeza da casa, no difusor, em massagens, na formulação de cosméticos, na roupa de cama, no repelente de insetos, na máquina de lavar, no shampoo, na água aromatizada… Basta usar sua criatividade!

Clique aqui e conheça nossa linha de produtos!

Sobre Yan Oberlaender

Cofundador da Tunupa Aromaterapia. É biólogo, empreendedor e aromaterapeuta. Dedica sua vida à pesquisa de plantas aromáticas e divulgação dos óleos essenciais como forma de trazer saúde e bem estar para cada um de nós.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *